Embora não seja um tema atual, a sustentabilidade tem tomado maior destaque ao redor do mundo, notícias, frases e imagens impactantes têm feito milhares de pessoas pensar na proporção em que o mundo está devido ao impacto causado pelos próprios seres humanos. Por ser um tema muito falado, há muitos anos foi visto como algo sem “valor” mas a tendência atual do ecologicamente correto tem tomado conta das mídias e empresas que desejam realmente trabalhar em prol da minimização dos impactos negativos que de certa forma todos estamos enfrentando.
É com essa grande causa que milhares de empresas têm buscado estabelecer dentro de sua política empresarial a sustentabilidade através da preservação ambiental, ao introduzir dentro do ambiente empresarial produtos ecologicamente corretos.
Já parou para pensar que em pleno século XXI ainda tem muitas empresas que não aderiram ao movimento sustentável por não saber a importância? Será que utilizar produtos ecologicamente corretos faz diferença?
O movimento sustentável vai além de apenas mensagens inspiradoras sobre como preservar o meio ambiente, ele consiste na conservação de recursos naturais e ações eficazes de preservação ambiental, os impactos negativos causados pelo homem estão impedindo que gerações futuras possam contar com os recursos naturais oferecidos hoje pela natureza.
Muitos não sabem, mas a sustentabilidade ou melhor a responsabilidade socioambiental está diretamente ligada com o desenvolvimento econômico, já que o movimento sustentável faz com que adotemos novos padrões de consumo e produção.
A partir do momento que uma empresa adota o “movimento verde” – movimento sustentável ela passa a introduzir dentro de seus ambientes produtos ecologicamente corretos, mas afinal você entende e sabe o que são esses produtos?
Os produtos ecologicamente corretos são aqueles que geram menos impacto na natureza, são considerados não-tóxicos o que gera o aumento do equilíbrio no ecossistema. Esses produtos são classificados como:
● matérias-primas renováveis;
● redução dos impactos negativos que afetam a biodiversidade e espécies em extinção;
● materiais recicláveis;
● materiais duráveis e biodegradáveis;
● as embalagens são mínimas ou ecológicas.
Mas embora falemos sobre a importância dos produtos ecologicamente corretos, há uma grande diferença entre: produto ecológico, verde e sustentável.
Os produtos ecológicos mencionados acima são aqueles que buscam equilibrar o ecossistema, baseada e fundamentada em uma vida saudável e preocupada com a biodiversidade.
Já os produtos considerados verdes são aqueles que também estão ligados com a preocupação em diminuir os impactos no ecossistema, mas sua produção está diretamente mais alinhada com a redução de energia elétrica e o desperdício de água. Ou seja, o principal objetivo dos produtos verdes é a redução da economia em recursos escassos.
E por último temos o produto sustentável que traz consigo os objetivos dos dois primeiros produtos, mas sua característica está baseada em durabilidade e resistência, no qual é fundamental para a preservação ambiental.
Agora que já entendemos sobre o movimento sustentável, tipos de produtos e as principais diferenças, já se perguntou porque sua empresa deveria aderir ao movimento e utilizar produtos ecologicamente corretos?
Não podemos falar de benefícios e vantagens sem falar primeiramente na consciência socioambiental, tipo de consciência essa que muda atitudes de tal forma que reduz os impactos negativos no meio ambiente e busca a melhora da preservação diariamente, mas se a consciência ambiental ainda não é um bom motivos para aderir a esses produtos, separamos 6 benefícios da utilização de produtos ecologicamente corretos!
1º Contribui com o aumento de fontes de energias renováveis;
2º Reduz a produção de lixo;
3º Reduz custos a longo prazo, visto que os produtos sustentáveis diminuem o uso da energia elétrica e poluição;
4º Reduz os materiais tóxicos;
5º Há maior qualidade e durabilidade na vida útil de produtos ecologicamente corretos;
6º Reciclagem e reutilização são vantagens na produção de novos materiais.
Por último e não menos importante, uma empresa que não adere ao movimento sustentável, passa a ter menos visibilidade, pois o mundo atual permite que vejamos o quanto os clientes estão cada dia mais engajados no assunto de sustentabilidade e isso impacta empresas que ainda não aderiram a consciência socioambiental, pois de certa forma clientes que tem a consciência socioambiental buscam empresas que compartilhem dos mesmos valores e visões que ela.
Não espere e não compactue com os impactos negativos do meio ambiente, faça sua parte e saiba que a Metagreen está à disposição para oferecer diversos produtos ecologicamente corretos!