Com o passar do tempo, mais empresas têm aderido às práticas de sustentabilidade dentro do ambiente corporativo, além de ser um grande benefício para a sociedade em si, a empresa acaba ganhando mais visibilidade e agindo de forma estratégica.
O aumento da degradação ambiental e do consumo desenfreado tem feito que dia após dia sejam criadas leis que visam proteger o pouco que ainda nos resta, por isso a preocupação ambiental dentro das empresas é um tema a ser trabalhado diariamente, afinal há alguns mitos que rondam o que chamamos de sustentabilidade empresarial e vamos esclarecer-los de uma vez por todas.
1 – Apenas empresas de médio e grande porte devem se preocupar com a sustentabilidade.
O primeiro mito se trata do pensamento em que micros e pequenas empresas têm de colocar a responsabilidade da sustentabilidade somente em empresas de médio e grande porte, postergando então o início das práticas sustentáveis para quando elas avançarem de porte.
Algo muito comum relacionado a este tema é que empresas de médio e grande porte investem em publicidades para informar seu público a respeito das práticas sustentáveis, mas independente do porte a empresa deve fazer da sustentabilidade uma prática e é melhor ainda que as empresas micros e pequenas já incluírem essas práticas, pois já crescem com esse valor.
2 – Sustentabilidade é um gasto.
Muitos empreendedores relacionam as práticas sustentáveis como um gasto “à toa”, porém esse gasto é um investimento, afinal as práticas sustentáveis visam implementar a redução de custos, a fim de evitar o desperdício de matéria-prima, implementação de produtos ou serviços sustentáveis.
A onde muitos veem como gasto, outras veem como investimento!
3 – As práticas precisam ser implementadas da noite para o dia.
O terceiro mito tem muito a ver com a famosa expressão “de 8 a 80”, ou seja, eu faz tudo ou não faz nada, mas não é bem assim que funciona, as práticas sustentáveis não devem ser implementadas de um dia para o outro, a ideia é ir gradativamente, afinal mudanças repentinas podem afetar a empresa.
Ir gradativamente permite observar mais atentamente os erros e corrigir quando necessário, e até implementar metas e estratégias a serem seguidas.
4 – É preciso gastar muito dinheiro para diminuir o impacto ambiental da empresa.
O impacto ambiental pode ser reduzido agindo de forma simples sem precisar gastar dinheiro, mas de que forma?
Simples: reutilizando materiais de escritório, economizando energia, evitando o desperdício de água e preferindo produtos mais econômicos.
5 – Moda passageira.
O último mito trata-se do pensamento de que a sustentabilidade é uma modinha que logo passará, pelo contrário não é uma moda e nem passará, o meio ambiente implora por ajuda, e conforme mais empresas tendem a aderir às práticas sustentáveis, mais visibilidade terá e mais próxima do sucesso chegará.
Quer saber como implementar estratégias simples no dia a dia da sua empresa? Fale com a Metagreen: https://www.metagreen.com.br/contato/